Em 1953, o jornal carioca Correio da Manhã lançou um concurso, com o apoio da Confederação Brasileira de Desportos, para a escolha de um novo traje para o escrete nacional. Uma única exigência: as cores deviam ser as mesmas da bandeira brasileira. A notícia chegou aos ouvidos de um jovem e talentoso chargista, de 18 anos, que morava em Pelotas, Rio Grande do Sul.
Seu nome: Aldyr Garcia Schlee. Nasceu em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai. Como ainda não havia BR 116 nos anos 30, Porto Alegre era um outro mundo se comparado ao país vizinho. Assim, conheceu o futebol através dos periódicos do país vizinho, transformando-o, ironicamente, num torcedor da Celeste Olímpica! Enfim, Aldyr Schlee mudou-se para Pelotas, onde fazia charges para o DP, anos mais tarde, se tornaria escritor, jornalista e professor.
Desenho de Schlee.

Enfim. Durante três dias, testou várias combinações com as quatro cores possíveis. Achou a maioria delas um exagero, mas enfim. Um dos três desenhos que Aldyr Schlee enviou ao jornal carioca era de uma exuberante e agradável simplicidade: um atleta durante um jogo vestindo camisa amarela lisa, com alguns detalhes verdes na gola e nas mangas, calção azul com detalhes brancos, e meias brancas.
O uniforme bolado por Aldyr Schlee lembrava o de um dos três times da cidade: o Esporte Clube Pelotas, cujas cores são justamente o amarelo e o azul, usados respectivamente na camisa e no calção. Por isso, o Pelotas é chamado por sua torcida de áureo-cerúleo, inspirado pelo uniforme do Esporte Clube Pelotas, ele venceu 201 candidatos no concurso promovido pelo jornal carioca Correio da Manhã para a escolha do novo uniforme da seleção. Após o concurso, a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), oficializou o uniforme. Como prêmio, Aldyr ganhou o equivalente a vinte mil reais e um estágio no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, onde pode conhecer e conviver com figuras expoentes do jornalismo da época como Nélson Rodrigues, Antonio Calado, Millor fernandes e Samuel Wayner.

edit post
0 Response to 'Uniforme da seleção carimbado pelo Lobão!'

Postar um comentário

free counters
.

. Azul é minha alma. Amarelo é meu coração.